Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,25
Dólar R$ 4,81
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Manhuaçu e Luisburgo em destaque na qualidade cafeeira

Produtores das cidades das Matas de Minas estão entre os 150 melhores do Cup of Excellence 2022.

Fabiano Diniz se dedica ao café especial. (Foto: Divulgar)
Washington Bonifácio
24 de outubro de 2022
compartilhe

Entre os 150 cafeicultores brasileiros selecionados para a etapa nacional do Cup of Excellence 2022, estão Reinaldo Garcia dos Santos, de Luisburgo e Fabiano Diniz, de Manhuaçu, assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte. “A assistência técnica e gerencial aliada com o comprometimento dos produtores fez com que desse frutos”, comentou o supervisor do programa na região, Daniel Prado.

Os produtores estão entre os 13 representantes da região das Matas de Minas classificados nesse que é o principal concurso de qualidade do café do mundo. Para estar entre os melhores do Brasil, as amostras dos produtores receberam nota igual ou superior a 86 pontos. Resultado celebrado por eles que se dedicam com afinco à produção de cafés especiais.

Sítio Fortaleza

Para Reinaldo, que já figurou entre os melhores do concurso da BSCA em 2017, a classificação é a prova da consistência do seu trabalho. “Não consigo viver sem o café especial. Penso nisso 24 horas por dia”, disse.

O produtor investe nos cafés especiais há seis anos e há três é atendido pelo ATeG, acompanhado pelo técnico de campo Sebastião Marcos de Mendonça. A atividade é realizada no Sítio Fortaleza que pertence ao pai do cafeicultor, Rubens Garcia dos Santos.

Toda a produção da propriedade é de café especial. Este ano foram 250 sacas. 100% delas com pontuação de 80 pontos ou mais. Reinaldo já fez cursos de Classificação e Degustação e Torra oferecidos pelo Sistema Faemg e contou que ele mesmo prova os cafés em busca dos melhores.

Reinaldo e Rubens dos Santos – pai e filho na lavoura. (Foto: Divulgação)

O produtor coleciona 17 premiações em diferentes concursos regionais e nacionais e espera alcançar, mais uma vez, um bom resultado. O café enviado ao Cup of Excellence é um catucaí vermelho cultivado a 1235 metros de altitude. “Para mim é muito importante participar de concursos e estar ao lado de grandes produtores. Há seis anos nesse ramo, pude a conhecer os produtores que investem em pesquisa, variedades novas, na seca e que, assim como eu, se dedicam na preparação dos cafés”, contou Reinaldo.

Alto da Serra Cafés Especiais

O jovem Fabiano Diniz é a quarta geração da família de cafeicultores e para ele, o principal foco é a qualidade. Ele contou que é a segunda vez que participa do concurso, mas é como se fosse a primeira, já que agora sim está preparado. “Tentei em 2018, mas ainda era muito leigo em concursos e, principalmente, em cafés especiais”, 

Depois de receber a pontuação ele buscou melhorar técnicas antes de tentar outros concursos e em 2021 voltou às competições e conquistou prêmios. “Vi que meu potencial havia melhorado e depois de anos mandei amostra o concurso da BSCA novamente e, pra minha surpresa, passei”, contou satisfeito.

O café enviado à competição faz parte do lote batizado pelo produtor como “lote de ouro” por ter rendido um excelente grão nos últimos dois anos. Trata-se de um catucaí, cereja despolpado já recebeu pontuação 89 no laudo das Matas de Minas, segundo Fabiano.

Na bebida destacou-se a doçura com presença expressiva do açúcar mascavo, sem perder a acidez, e sabor que lembra laranja, uma leve pamonha e a suavidade de um floral.

O jovem se diz feliz e agradecido por representar o trabalho da família e o seu município na importante competição.  “Manhuaçu é grande produtora de cafés e tem produtos incríveis. Nesta edição sou o único produtor classificado de Manhuaçu e isso me anima ainda mais em representar a todos aqui da região”.

Ansioso pelo resultado, Fabiano já se sente vitorioso e certo de que os esforços estão sendo recompensados. “Buscamos equilibrar tudo buscando sempre maior quantidade em melhor qualidade. E isso é muito importante para que seja cada vez mais expressiva nossa presença no mercado mundial”, concluiu.

Cup of Excellence 2022

Passam para a fase internacional da competição até 40 amostras que obtiverem pontuação igual ou maior a 86 pontos. O resultado será conhecido no dia 22 de outubro. Na fase internacional serão escolhidos os melhores cafés do mundo em 2022.

Ocuparão o ranking de até 30 lotes campeões do Cupping of Exellence 2022, as amostras que conseguirem nota acima de 87 pontos. O resultado será divulgado no dia 29 de outubro. E os campeões poderão participar do leilão Cup of Excellence.

O concurso é realizado, no Brasil, desde o ano 2000 pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

compartilhe