Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,35
Dólar R$ 4,87
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
25º

Minas tem 143 startups ligadas ao agronegócio

Em todo o Brasil são 1.574 startups, segundo levantamento feito pela Embrapa

Agronegócio no Brasil
Brasil tem mais de mil empresas destinadas à inovação do agronegócio (Foto:Pixabay)
Vivia de Lima
24 de julho de 2021
compartilhe

O Brasil conta com 1.574 startups atuando no setor do agronegócio. O resultado é parte da pesquisa entre Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens Research and Consultingcom o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Radar Agtech Brasil 2020/2021. Minas Gerais possui 143 startups voltadas para este fim, de acordo com o estudo.

Essas empresas promovem inovações no setor do agro, com novas tecnologias aplicadas no campo. Assim, esse tipo de startup pode desenvolver softwares e hardwares para o setor, incluindo iniciativas voltadas para alternativas energéticas, aproveitamento de resíduos, monitoramento, biotecnologia, entre outras. O mapeamento atualizado apresenta o panorama nacional das empresas de base tecnológica para o agronegócio. Essas informações são importantes, uma vez que contribuem para o ambiente de empreendedorismo no campo, além de trazer dados estratégicos que podem guiar políticas públicas nos próximos anos.

Radar 2020/2021

A nova versão do Radar Agtech Brasil 2020/2021 detalhou as startups por segmento de atuação, categoria e distribuição geográfica, além de mapear quem são os investidores. A edição identificou 78 instituições que investiram e apoiaram o empreendedorismo das agtechs por meio de incubação, aceleração e investimentos.

Além disso, o estudo explicitou quais são as agtechs nacionais beneficiadas por programas ou instituições que aportaram recursos financeiros e dão apoio ao desenvolvimento do negócio. O destaque foi para as da Região Sudeste. Apesar de Englobar o estado mineiro, quem figura na liderança é o estado de São Paulo mantém a liderança em número de startups desse setor, sendo 48% do total. A capital paulista é referência para esse tipo de negócio, sendo classificada como o 18º ecossistema de startups do mundo

compartilhe