Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,43
Dólar R$ 5,15
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
Belo Horizonte
25º 13º

OIC aprova Novo Acordo Internacional do Café

A nova versão do documento foi construída por um Grupo de Trabalho da Força-Tarefa Público-Privada do Café

(Foto: OIC)
Guto Moreira
20 de junho de 2022
compartilhe

A Organização Internacional do Café (OIC) aprovou o Novo Acordo Internacional do Café (AIC) para discutir as principais demandas sobre o futuro do grão. O Conselho Nacional do Café (CNC) também participou dos debates e contribuiu para o texto do novo acordo.

O acordo atual do AIC, aprovado desde 2007, entrou em vigor em 2 de fevereiro de 2011 e foi estendido até 2024, data em que começa a vigorar. A nova versão do documento foi construída por um Grupo de Trabalho da Força-Tarefa Público-Privada do Café e inclui o setor privado para aprimorar a condição de vida dos cafeicultores.

Iván Romero, embaixador e presidente do Conselho da Organização Internacional do Café, entende a aprovação como uma nova era para a organização, para o setor cafeeiro mundial e para milhões de cafeicultores. “Uma conquista histórica que reforça o compromisso da OIC em tornar a cadeia mundial do café mais sustentável, inclusiva e resiliente”, comentou.

Já a brasileira Vanusia Nogueira, primeira mulher a assumir a cadeira de diretora-executiva da OIC, falou que os desafios do setor cafeeiro serão enfrentados com qualidade, transparência e preços justos. “O foco é criar um futuro melhor para milhões de cafeicultores, aderindo aos objetivos de desenvolvimento e sustentabilidade das Nações Unidas, beneficiando produtores de 50 países”, finaliza.

compartilhe