Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,25
Dólar R$ 5,05
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
Belo Horizonte
28º 15º

Plantio e distribuição de mudas movimentam Barbacena neste sábado

Ação é em parceria com Sebrae e iniciativa privada; Cidade é conhecida pela produção de rosas

Distribuição das mudas tem início às 10h (Foto: Divulgação).
Vivia de Lima
13 de maio de 2022
compartilhe

Moradores de Barbacena podem participar, neste sábado, da plantação e distribuição de mudas na entrada da cidade. A ação está agendada para 10h, em frente ao hotel Village, que fica na Rua Rio Verde, 46, no bairro Caiçaras.

A mobilização faz parte da Agenda Desenvolve Barbacena, lançada em parceria com o Sebrae. Depois de plantadas, o Hotel Village vai ser o responsável pela manutenção aos canteiros. Uma empresa privada vai doar o adubo para o plantio. De acordo com o executivo municipal, o plantio traz uma mensagem simbólica da Agenda Desenvolve Barbacena.

Vale destacar, que o município do Campo das Vertentes, tem também intensa produção de frutas europeias exportadas para o país e o exterior. Barbacena é centro de pecuáriaagricultura e da indústria de tecelagem.

História

No avançar do Século XX, a força política vai sendo sobreposta pelo poder econômico e Barbacena reflete esse momento histórico. Com clima perfeito para a floricultura e a fruticultura,  os jardins e pomares de Barbacena ganham destaque. Mas somente a partir das décadas de 60 e 70 que a atividade ganha impulso com maior escala de produção e exportação. Uma empresa multinacional assume o segmento, mas não se mantém por muito tempo no mercado. Os pequenos e médios produtores da cidade e distritos é que manterão o título de “Cidade das rosas”. No final dos anos 60, o Parque de Exposições Senador Bias Fortes passa a abrigar grandes feiras agropecuárias e a Festa das Rosas que ajuda a consolidar o título da cidade das Rosas.

compartilhe