Ideia é entender e avaliar a necessidade dos produtores em relação a compostos orgânicos e diminuir os resíduos sólidos
A Prefeitura de Juiz de Fora abriu nesta sexta-feira (4) uma consulta pública para entender o interesse dos agricultores rurais ou que moram na área urbana, em adquirir materiais orgânicos, como poda de árvores já triturada e composto orgânico, de origem vegetal, como sobras de frutas, verduras e legumes.
A pesquisa, de acordo com o executivo, busca entender a demanda da categoria e nortear ações de uma cultura sustentável prevendo a diminuição da quantidade de resíduos sólidos no município. Com as informações precisas, a prefeitura busca auxiliar e dividir os materiais de forma igualitária aos produtores.
O composto orgânico é um adubo de uso rotineiro nas propriedades orgânicas, especialmente nas de pequeno porte. É excelente forma de aproveitamento dos restos vegetais e animais oriundos da atividade agropecuária. Ele pode ser elaborado apenas com resíduos vegetais ou em mistura com resíduos animais. Entretanto, para obtenção de um composto de qualidade é necessário combinar resíduos ricos em carbono, como capins, com outros materiais ricos em nitrogênio como palhada de feijão ou estercos de animais.
Já as árvores trituradas, são utilizados no plantio. A diversidade das plantas podadas torna o material nutritivo e, ao ser espalhado pela terra, e protege o solo do impacto das chuvas e do sol intenso. Os principais benefícios do uso do material são as melhorias das qualidades físicas e biológicas do solo e de fertilidade.