Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,36
Dólar R$ 5,08
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
27º 15º

Prefeitura apresenta APL do queijo minas em laticínios de Juiz de Fora

Na cidade existem mais de mil agricultores familiares e a principal atividade agropecuária é a produção de leite

Produtores conheceram um pouco mais sobre a a política de Apoio e Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (Foto: PJF).
Vivia de Lima
6 de maio de 2022
compartilhe

Alguns laticínios de Juiz de Fora foram visitados por técnicos da prefeitura da cidade, para apresentar aos produtores a política de Apoio e Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APL) do Queijo Minas Frescal. As visitas, que também contaram com a presença de representantes da Cooperativa de Economia da Agricultura Familiar da Microrregião de Juiz de Fora (COOPEAFAMIJF) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), buscaram conhecer quem são os integrantes da cadeia produtiva do queijo minas frescal do município. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), o projeto, caso seja concretizado, pode contribuir para atender uma das principais queixas dos produtores, que é a dificuldade de acesso ao mercado. “A APL possibilita aos governos municipais e estaduais pensarem em criar políticas públicas setoriais e assim planejar investimentos em melhorias, como obras de infraestrutura e escoamento da produção destes setores. Passará também a dar representatividade e voz aos atores destas vocações econômicas locais”,  explicou a assessora da Sedic, Adriana Freitas Oliveira.

Segundo dados da Empresa Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), em Juiz de Fora existem aproximadamente 1.100 agricultores familiares, sendo que a principal atividade agropecuária é a produção de leite. “A produção leiteira é a base do sistema agroindustrial do leite, que gera matéria prima para a agroindústria de laticínios que é fortíssima na cidade e região. Juiz de Fora é referência mundial no desenvolvimento de queijos e na área de pesquisa e tecnologia para o setor de laticínios, além de sediar instituições importantes da área Tudo isso comprova a importância e a urgência em diagnosticar e certificar este Arranjo Produtivo de Laticínios no município”, destacou a assessora da Seapa, Fabiana Cirino.

Em dezembro de 2021, a Prefeitura encaminhou à Câmara projeto de Lei para fomento aos APLs em Juiz de Fora. Atualmente, a cidade conta com duas APLs: a  de vestuário e a de cerveja artesanal. Mais visitas serão realizadas nos próximos meses para conhecer outros laticínios e seus produtores.

compartilhe