Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,35
Dólar R$ 4,87
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
25º

Prefeitura apresenta APL do queijo minas em laticínios de Juiz de Fora

Na cidade existem mais de mil agricultores familiares e a principal atividade agropecuária é a produção de leite

Produtores conheceram um pouco mais sobre a a política de Apoio e Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (Foto: PJF).
Vivia de Lima
6 de maio de 2022
compartilhe

Alguns laticínios de Juiz de Fora foram visitados por técnicos da prefeitura da cidade, para apresentar aos produtores a política de Apoio e Fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APL) do Queijo Minas Frescal. As visitas, que também contaram com a presença de representantes da Cooperativa de Economia da Agricultura Familiar da Microrregião de Juiz de Fora (COOPEAFAMIJF) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), buscaram conhecer quem são os integrantes da cadeia produtiva do queijo minas frescal do município. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), o projeto, caso seja concretizado, pode contribuir para atender uma das principais queixas dos produtores, que é a dificuldade de acesso ao mercado. “A APL possibilita aos governos municipais e estaduais pensarem em criar políticas públicas setoriais e assim planejar investimentos em melhorias, como obras de infraestrutura e escoamento da produção destes setores. Passará também a dar representatividade e voz aos atores destas vocações econômicas locais”,  explicou a assessora da Sedic, Adriana Freitas Oliveira.

Segundo dados da Empresa Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), em Juiz de Fora existem aproximadamente 1.100 agricultores familiares, sendo que a principal atividade agropecuária é a produção de leite. “A produção leiteira é a base do sistema agroindustrial do leite, que gera matéria prima para a agroindústria de laticínios que é fortíssima na cidade e região. Juiz de Fora é referência mundial no desenvolvimento de queijos e na área de pesquisa e tecnologia para o setor de laticínios, além de sediar instituições importantes da área Tudo isso comprova a importância e a urgência em diagnosticar e certificar este Arranjo Produtivo de Laticínios no município”, destacou a assessora da Seapa, Fabiana Cirino.

Em dezembro de 2021, a Prefeitura encaminhou à Câmara projeto de Lei para fomento aos APLs em Juiz de Fora. Atualmente, a cidade conta com duas APLs: a  de vestuário e a de cerveja artesanal. Mais visitas serão realizadas nos próximos meses para conhecer outros laticínios e seus produtores.

compartilhe