Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,25
Dólar R$ 5,34
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
Belo Horizonte
30º 12º

Produção de leite de ovelhas impulsiona turismo rural em Itapecerica

Visitantes podem ter contato com o rebanho de ovelhas e experimentar produtos feitos com o leite dos animais

Criação de ovelhas estimula turismo rural na propriedade em Itapecerica. (Foto: Sabores da Ovelha)
Ricardo Miranda
24 de setembro de 2021
compartilhe

Em Itapecerica, na região Centro-Oeste do estado, uma família começou há 10 anos a colocar em prática um plano inovador para a época: criar uma agroindústria familiar voltada para a criação de ovelhas. Foi assim que nasceu a ideia e o rebanho começou a se formar. Com o passar do tempo, o negócio se especializou na produção de iogurtes, queijos e outros derivados do leite de ovelha. E agora, a atividade assumiu uma nova vocação, a de turismo rural.

Visitantes podem interagir com as ovelhas. (Foto: Sabores da Ovelha)

Na propriedade de 8 hectares que fica bem próximo ao centro de Itapecerica, com o leite das 80 ovelhas são produzidos semanalmente 50 quilos de iogurte e 20 de queijo, além de doce. Os produtos são vendidos em cidades da região e movimentam a economia da propriedade.

“Os queijos de leite de ovelha estão entre os melhores do mundo. Acreditamos que o consumo está se difundindo no Brasil e tende a crescer”, destaca André Dias Cândido, veterinário da propriedade.

Turismo rural

Lara é a responsável pela propriedade e recebe os visitantes. (Foto: Sabores da Ovelha)

Com o passar do tempo, os donos da propriedade resolveram apostar em um outro setor, o turismo de experiência. O sítio ganhou uma estufa de morangos para uso nos produtos e foram construídas três suítes para hospedagem dos hóspedes.

“Hoje nosso projeto está bem focado no turismo de experiência. Encontramos nosso lugar em ser mini. Sempre focados na agroindústria familiar, trabalhamos com carinho para compartilhar com clientes que se tornam amigos, ou amigos que se tornam clientes”, ressalta Lara Dias, responsável pela propriedade.

Propriedade foi adaptada para receber hóspedes. (Foto: Sabores da Ovelha)

Os visitantes podem conhecer de perto o rebanho, interagir com os animais e experimentar os produtos feitos com o leite de ovelha. Aos finais de semana, para completar a experiência, o lugar dá espaço a um bistrô.

Parte do rebanho na propriedade. (Foto: Sabores da Ovelha)

“O bistrô surgiu com a ideia de criar a cultura do consumo da carne de cordeiro. Nosso prato principal sempre tem uma carne de cordeiro, ou no molho de uma carne, ou em uma almôndega, ou na própria paleta ou pernil assado”, finaliza a empresária.

compartilhe