Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,33
Dólar R$ 5,57
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Belo Horizonte
24º 18º

Produtores do Sul de Minas se classificam no Cupping 2021

Cerimônia foi acompanhada por mais de 200 cafeicultores

(Foto: Senar-MG)
Guto Moreira
19 de novembro de 2021
compartilhe

Durante a Semana Internacional do Café (SIC), realizada no Expominas, em Belo Horizonte, seis produtores do Sul de Minas foram classificados no 5º Cupping de Cafés Especiais, concurso do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+ Forte, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. A cerimônia foi acompanhada por mais de 200 cafeicultores.

Dos três lugares para a categoria Cereja Descascado e Natural, cinco são assistidos pela regional do Sistema FAEMG em Passos e pertencem aos municípios de Nova Resende, Cabo Verde e Muzambinho. O cafeicultor Jucemar Moreira, de Cabo Verde, levou o primeiro lugar na categoria Cereja Descascado. Já Eduardo Fenz, de Muzambinho, ficou com o terceiro lugar na categoria Natural.

Para o engenheiro agrônomo Marco Aurélio Gomes Schuffner, supervisor AT&G Senar-MG, a implantação do programa em Cabo Verde foi fundamental para a melhoria dos cafés produzidos.

“Após dois anos, verificamos a importância do técnico de campo. A gestão foi muito importante para a tomada de decisões, pois a planta, para produzir café de qualidade, precisa estar bem nutrida e saudável, o que foi conquistado com as recomendações do técnico. O trabalho do pós colheita é importantíssimo e foi muito bem feito. Se compararmos os 30 produtores do grupo, a maioria chegou a uma nota muito próxima dos classificados”, finaliza.

Veja também: Produtores das Matas de Minas vencem concurso.

Matas de Minas: cafeicultores ganham concurso de ATeG

compartilhe