Participantes passam por capacitação em conteúdos voltados para a realidade de cada região, com foco na motivação
A Faemg, Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, realiza em todo o estado o programa Jovem no Campo. O objetivo do projeto é estimular o empreendedorismo, promover capacitação e diminuir o êxodo rural. Vários participantes já passaram pelas oficinas.
O programa é voltado para jovens com idade entre 15 e 24 anos que tenham concluído ou estejam matriculados na rede escolar, além de possuir afinidade com o meio rural. A partir das atividades realizadas no projeto, a ideia é contribuir com a inserção no mercado de trabalho e estimular o empreendedorismo com foco nas oportunidades de cada região.
Com a formação dos jovens a Faemg espera inseri-los no mercado de trabalho rural da região, evitando que essa mão de obra abandone o campo e migre para a área urbana, o chamado êxodo rural. A primeira parte do projeto consiste em um levantamento sobre a realidade do local e dos participantes.
Com essas informações o SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, estabelece os módulos do programa, estipulando a carga horária de acordo com a área de ocupação a ser abordada. A estrutura é dividida em núcleos voltados para o desenvolvimento de competências básicas e também abordagens de conteúdos técnicos de cada profissão.
Os interessados em participar do programa precisam procurar o sindicato rural de cada município para conseguir informações sobre as oportunidades.