Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,35
Dólar R$ 4,87
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
24º

Projeto Intercooperação promove integração de cooperativas

A Coocafe e o Sicoob Credicaf receberam visitas de cooperativas por meio do projeto.

Gestores das instituições visitadas e lideranças do setor. (Foto: Divulgação)
Washington Bonifácio
19 de novembro de 2022
compartilhe

A Coocafé e o Sicoob Credicaf foram selecionados pelo Sistema Ocemg para receber um grupo de cooperativas participantes do Programa de Desenvolvimento e Gestão das Cooperativas (PDGC). A visita foi realizada, neste mês, e o objetivo do projeto criado pela organização mineira é promover a troca de experiências e aprendizado por meio das boas práticas realizadas pelas cooperativas anfitriãs.  Em 2021 a Coocafé e o Sicoob Credicaf foram premiados com ouro nas categorias Compromisso com a Excelência e Primeiros Passos do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. O reconhecimento é promovido anualmente pela Ocemg.

Dia de visita

O cronograma foi dividido em duas etapas, a primeira realizada nas dependências do Sicoob Credicaf com apresentações do trabalho realizado em conjunto entre Coocafé, Sicoob e também pela Coopcel, cooperativa que também faz parte da intercooperação praticada em Lajinha/MG, cidade onde estão sediadas. Na sequência, os visitantes puderam conhecer a estrutura da cooperativa de crédito e como é o ambiente de trabalho da equipe.

“Foi um dia muito gratificante pra nós cooperativistas. Recebemos um grupo de cooperativas que vieram conhecer a experiência do cooperativismo que é feito em Lajinha há mais de quarenta anos. Ficamos felizes pela Coocafé e o Sicoob serem referência no nosso estado” diz João Noronha, presidente do Sicoob Credicaf e da Crediminas.

Intercooperação na prática, na sede da Coocafé. (Foto: Divulgação)

Visita à Coocafé 

A segunda parte do roteiro foi realizada na Coocafé, onde foram realizadas as apresentações das práticas que mais se destacam na cooperativa e após todos os participantes do projeto fizeram um tour pela Central Coocafé, conhecendo toda a estrutura física e de pessoas.

O diretor presidente da Coocafé destaca a importância do trabalho realizado pela organização das cooperativas mineiras: “A Ocemg tem um trabalho fundamental no que diz respeito à preparação dos líderes há muitos anos. As lideranças capacitadas consequentemente vão trabalhar na capacitação das outras pessoas. E relacionando o PDGC, o estado de Minas é o mais forte da federação, em número de cooperativas e cooperativas premiadas. Essa intercooperação é uma consequência desse trabalho que vem sendo desenvolvido”, Fernando Cerqueira.

A Coocafé e o Sicoob Credicaf receberam as cooperativas: Cafel (Ferros), Cocatrel (Três Pontas), Coosuiponte (Ponte Nova), Sicoob AC Credi (Governador Valadares), Sicoob Coopemata (Cataguases), Sicoob Coopersul (Três Pontas), Sicoob Cosmipa (Ipatinga), Sicoob Credicenm (Guanhães), Sicoob Credilivre (Manhuaçu), Unimed Vertente do Caparaó (Manhuaçu).

O projeto, que foi idealizado pelo Sistema OCEMG, convidou 80 cooperativas para participarem, sendo 14 anfitriãs e as demais visitantes.

 

compartilhe