São mais de 6,3 mil atendimentos anuais prestados pelos técnicos locais
O escritório da Emater-MG em Ouro Preto completa 50 anos de atividades em maio. Para comemorar a data, produtores rurais se reuniram na Casa da Ópera com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, o presidente da Emater-MG, Otávio Maia, o prefeito Angelo Oswaldo e técnicos da Emater-MG. A Casa da Ópera, inaugurada em 1770, é considerada o mais antigo teatro em funcionamento das Américas.
O escritório da Emater-MG em Ouro Preto atende, por ano, cerca de 270 agricultores familiares e presta apoio na comercialização de produtos produzidos por eles. São mais de 6,3 mil atendimentos anuais prestados pelos técnicos locais, cujas principais atividades são a bovinocultura de leite e corte, produção de doces, fruticultura, apicultura e o plantio de milho, feijão e cana-de-açúcar. São desenvolvidas atividades como avicultura, produção de artesanato e cultivo de hortaliças.
Uma das frentes de trabalho é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A lei que regulamenta o programa estabelece que o mínimo 30% dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a alimentação escolar, devem ser utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar. De acordo com a Emater, aproximadamente 40 agricultores familiares de Ouro Preto comercializam para 60 escolas públicas municipais, estaduais e federais. Fazem parte do cardápio das escolas produtos da agricultura familiar como hortaliças, frutas, fubá, mel, pães e biscoitos.
Outro trabalho de destaque está na comunidade rural Maciel, a 32 quilômetros da sede de Ouro Preto. A Emater-MG presta assistência a um grupo de artesãs que produzem peças em tecido, com referência à história centenária de Ouro Preto. Foi elaborado um projeto de capacitação em design para aprimorar a qualidade dos produtos e ampliar a venda para os turistas que visitam a cidade.