Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 6,33
Dólar R$ 5,61
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Belo Horizonte
25º 15º

Queijo Minas Lendário é ouro e vai disputar concurso no exterior

Produtor de Andrelândia se prepara para participar do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, na França, que acontece em 2022

Mais de 800 queijos de todo o mundo, foram avaliados por um corpo de jurados (Foto: Divulgação).
Vivia de Lima
21 de novembro de 2021
compartilhe

O produtor de queijos de Andrelândia Joaquim Luiz de Carvalho do Laticínio Fazenda Generosa, que fica em Andrelândia, na Zona da Mata, ganhou medalha de ouro na ExpoQueijo Brasil 2021 | Araxá International Cheese Awards, na categoria Queijo de Vaca (leite: pasteurizado, tratamento de coalhada: cozida, meia cura /30‐60 dias). O evento aconteceu neste mês em Araxá.

O empresário Joaquim Luiz de Carvalho revela a emoção de receber a notícia através da amiga e presidente da Associação de Produtores de Queijos Artesanais da Serra de Ibitipoca Maria Elisa de Almeida “Acordei com uma mensagem da Maria Eliza dizendo que nós conquistamos a medalha de Ouro com o queijo de nossa autoria, o Lendário, e ainda estávamos concorrendo na categoria Super Ouro, onde somente os 15 queijos, entre os mais de 800 de todo o mundo, classificam com as maiores notas”, explica.

A emoção foi tão forte, que o Joaquim quis compartilhar a felicidade com seus familiares imediatamente. “Foi um impacto muito grande, gritei minha esposa e grande incentivadora Nádia, para contar. Ela achou que eu estava passando mal. Mas logo percebeu que era algo mágico que acabava de acontecer com todos nós. De imediato liguei para minha mãe, que chorou de emoção no telefone, e isso também foi muito marcante. Estamos extasiados ainda, tudo é muito novo”.

Foram mais de 30 anos de trabalho, até notarem que havia criado um queijo muito especial para concorrer em um concurso internacional. “O trabalho é diário e árduo, mas o resultado traz uma recompensa que poucas profissões trazem. A alegria em ver famílias, parentes, amigos comerem seus queijos, e receber um elogio. Entrar na casa das pessoas todos os dias, com nossos queijos, é algo de muita responsabilidade e tentamos fazer o melhor sempre”.

 O Concurso

No total, mais de 800 queijos de todo o mundo, foram avaliados por um corpo de jurados composto por 150 pessoas de diversas áreas de atuação, que foram preparados pela Organização Nacional de Provadores de Queijo (ONAF), sediada na Itália, para avaliar os produtos.

O Queijo Minas Lendário – Meia Cura da Fazenda Generosa agora irá atravessar o oceano Atlântico e desbravar o Velho Continente. Isso porque ele irá participar do concurso Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, na França, entre os dias 12 e 15 de setembro de 2022.

O produtor pretende levar de maneira honrosa o nome de Andrelândia para o maior concurso de queijos do mundo. “A França é o berço dos queijos mais importantes do mundo, e estaremos entre eles, só isso já é algo de máxima importância e orgulho pra todos nós. Será sem dúvida, um grande desafio, espero superar mais está expectativa. Quero representar nossa querida Andrelândia da melhor maneira possível, espero ter a torcida de todos”.

compartilhe