Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
26º 12º

Resultados do projeto de validação de cultivares de café do Cerrado Mineiro

Resultados do projeto de validação de cultivares de café do Cerrado Mineiro

(Foto: Reprodução/Youtube TV Alterosa)
Sander Kelsen
11 de maio de 2023
compartilhe

A EPAMIG e a Federação dos Cafeicultores finalizaram os resultados do estudo “Validação, transferência de tecnologias e recomendação de cultivares de café desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento da Epamig para a Região do Cerrado Mineiro”. Foram implantadas 22 unidades demonstrativas nos principais polos cafeeiros do Cerrado Mineiro.
“Foram estudadas 12 cultivares registradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC). Três foram utilizadas como padrões: a cultivar Catuaí Vermelho IAC 144 pela produtividade; a cultivar Bourbon Amarelo IAC J10, referência em qualidade; e a cultivar IAC 125RN pela resistência à ferrugem. As demais cultivares, desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético coordenado pela EPAMIG, foram escolhidas em função de características específicas”, explica o pesquisador da Epamig, Gladyston Carvalho.

O plantio das mudas ocorreu em outubro de 2016 e a avaliação considerou as colheitas realizadas no quadriênio 2019 a 2022. “Ao longo do projeto conseguimos comprovar a premissa inicial, de que é possível aumentar a produtividade e a qualidade dos cafés do Cerrado Mineiro pela escolha de uma variedade mais adequada às condições de clima, de solo e de manejo de cada microrregião”, acrescenta o pesquisador.

“O projeto comprovou que, de fato, existe uma diferença de comportamento das variedades conforme a microrregião. Não existe uma recomendação única, conforme varia a altitude, o solo, o manejo e outros fatores têm-se diferenças no comportamento da variedade. Há que se considerar também se a área é de sequeiro ou irrigada”, avalia o superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, Juliano Tarabal.

compartilhe