Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Seminário discute políticas públicas para o uso do controle biológico

Evento vai ser transmitido ao vivo pelo Youtube da Secretaria de Agricultura nesta quinta-feira

Serão discutidos assuntos como Programa Nacional de Bioinsumos (Foto: Seapa).
Vivia de Lima
30 de novembro de 2021
compartilhe

O objetivo do controle biológico é combater pragas e insetos vetores de doenças utilizando inimigos naturais.  Por isso, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento realiza nesta quinta-feira (2), o X Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural. O evento vai ser transmitido no canal oficial da Seapa, tem início às 9h, e é gratuito. A ideia é reunir gestores municipais, agentes públicos estaduais e federais, produtores rurais, entidades representativas do setor privado, pesquisadores e estudantes, entre outros pessoas que tenham interesse no tema.

Nesta décima edição, serão discutidos assuntos como Programa Nacional de Bioinsumos, pesquisas aplicadas em Minas Gerais e casos de biofábricas de sucesso no estado. Para isso, participam das palestras e do debate representantes do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Associação Mineira de Produtores de Algodão (Amipa) e da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.

Para o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Seapa e moderador dos debates, Carlos Bovo, a temática auxilia ampliar o conhecimento sobre para a sustentabilidade na agricultura, redução de custos e uso consciente de defensivos agroquímicos. “A utilização de agentes biológicos é um importante aliado na produção de alimentos seguros”, explica. Já a pesquisadora da Epamig, Madelaine Venzon,  ressalta a importância de informações qualificadas sobre a tecnologia de controle biológico entre agricultores. “As políticas públicas devem contemplar desde o aporte de recursos para a pesquisa, à implantação de programas para adoção das tecnologias já desenvolvidas, treinamentos, incentivos ou subsídios ao produtor usuário.”

compartilhe