Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,26
Dólar R$ 4,85
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
24º 10º

Seminário debate turismo de pesca em Valadares

O evento é organizado pela Associação de Pescadores e Amigos do Rio Doce.

Tilápia na mão do criador
A APARD transformou pescadores em piscicultores para descansar o Rio Doce da pesca predatória. (Foto: Jefferson Christofoletti/Embrapa)
Washington Bonifácio
13 de outubro de 2022
compartilhe

A Associação de Pescadores e Amigos do Rio Doce (APARD) vai promover nesta quinta-feira(13) o Seminário: Potencial do Turismo de Pesca em Governador Valadares. O evento acontecerá no auditório da Associação Comercial, às 19h, no centro da cidade.

A APARD é composta por um grupo de voluntários de diversos setores da sociedade apaixonados pelo Rio Doce que há 15 anos desenvolve ações e arrecadações para garantir a vida e o futuro do nosso rio. Mais que fornecer a água que consumimos o Rio Doce fomenta o desenvolvimento de Governador Valadares e região.

Confira a programação. (Arte: Divulgação)

Ações Sociais da APARD

Confira algumas ações que estão sendo desenvolvidas pela associação:

1) Torneio de Pesca Esportiva em GV e Médio Rio Doce – de 03 a 22/10 (com 300 participantes)

3) Oficina de Pesca Infantil no Aeté Clube (com 150 crianças participantes)

4) Dois Cursos para Condutores de Turismo de Pesca Esportiva – com a duração de 30 horas (outubro/22)

A APARD como desenvolvimento econômico

A APARD criou a Cooperativa dos Pescadores Amigos do Rio Doce (COOPARD) para desenvolver o Projeto Piloto de Inclusão Sócio Produtiva de pescadores artesanais. Trata-se de uma piscicultura em tanques rede que produz em torno de 9t de tilápias por mês. O objetivo é capacitar os pescadores para que se tornem piscicultores evitando assim a pesca predatória no Rio Doce.

O projeto avança a cada dia. (Foto: Divulgação)

O projeto contempla oito famílias de pescadores artesanais do médio rio Doce, da região de Governador Valadares, que passaram por treinamentos em técnicas de piscicultura, arraçoamento, despesca, associativismo, técnicas comerciais de compra e venda, gestão financeira, cooperativismo e meio ambiente estão sendo ministrados aos pescadores/piscicultores.

Visite o site da APARD e conheça mais clicando aqui.

compartilhe