Alunos do curso de agronomia vão visitar propriedades no 2º semestre, deste ano, e dar orientações gratuitas a produtores de pequeno porte
Nesta sexta-feira (15) é o Dia Nacional do Pecuarista. E a região Leste de Minas tem motivos para comemorar. As atividades, tanto na pecuária leiteira como na de corte, estão a todo vapor nas cidades do Vale do Rio Doce. Governador Valadares se destaca entre as demais do estado, por causa dos grandes laticínios e da produção de carne bovina. Um Relatório de monitoramento do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de janeiro de 2021 indicou que a cidade na quinta posição com o maior número de abates bovinos no estado.
A pecuária leiteira e a de corte demandam por produtos e serviços. Como consequência disso, é preciso mão de obra especializada. Nesta área, a cidade também tem se destacado. A Universidade Vale do Rio Doce (Univale) é uma das maiores da região e abriu recentemente o curso de Medicina Veterinária. A formação em Agronomia, que não acontecia há anos no município, também foi retomada em 2019. O objetivo é capacitar os futuros profissionais da pecuária.
“Estar atento ao mercado é também papel da universidade e esse elo é importante para fortalecer tanto o campo quanto a academia. A busca de soluções para os desafios que surgem pode ser dada por meio de pesquisas e da preparação dos nossos alunos para que os resultados sejam entregues para a comunidade de maneira útil e informativa. Não podemos nos esquecer das grandes parcerias que surgem durante esse processo”, explica Maykon Dias Cezário, professor e coordenador do curso de agronomia da Univale.
O curso de agronomia desenvolve diversas ações de extensão e parcerias, contando com as presenças dos estudantes e professores em eventos como o Dia do Campo, que tem como objetivo levar informações sobre agricultura, pecuária e economia doméstica.
“O bom pecuarista deve estar atento às informações, ser atual e estar disposto a melhorar seus processos. É válido lembrar que muitas melhorias nem sempre envolvem grandes investimentos e todos merecem nossos parabéns. As dificuldades são grandes e produzir com qualidade é realmente desafiador”, acrescenta o professor Maykon.
Além dessas ações, a universidade investe em parcerias como o curso de Zootecnia, oferecido gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e que terá as aulas práticas na Fazenda Experimental da Univale.
Já para o segundo semestre de 2022, a coordenação do curso de Agronomia anunciou que está desenvolvendo outro projeto de extensão, que envolve profissionais que prestam consultoria e os alunos do curso. Serão feitos acompanhamentos e visitas às propriedades, com o objetivo de ajudar os agricultores e pecuaristas na solução de problemas que podem ser encontrados.
Produtores de pequeno e médio portes que não possuem assistência técnica e têm interesse em receber orientações podem entrar em contato pelo e-mail agronomia@univale.br
Neste dia 15 de julho, o Portal Uai Agro parabeniza a todos os produtores rurais pecuaristas de Minas Gerais. Que os desafios da profissão sejam superados com técnica, estudos e boa vontade. E que o setor continue colocando o estado em destaque e nos dando orgulho de sermos mineiros.