Região forte em pecuária leiteira quer avançar também na caprinocultura
Ao iniciar um negócio é preciso analisar vários fatores: mercado, concorrência, viabilidade econômica, e características da região. Governador Valadares é uma cidade forte na pecuária leiteira. Tem uma grande cooperativa que fabrica derivados do leite e também grandes empresas privadas que compram a matéria prima dos produtores. Mas isso não é tudo. A agricultura também vem se destacando nos últimos anos. E agora a grande novidade que é a caprinocultura leiteira.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), firmou novas parcerias para orientar e apoiar os produtores rurais na ampliação dos negócios com a diversificação produtiva investindo também na Caprinocultura leiteira.
Nesta semana uma palestra marcou o ponta pé inicial do projeto no município. O tema “Viabilidade Econômica da Caprinocultura Leiteira em Governador Valadares”, chamou a atenção de dezenas de produtores.
Além de apresentar a projeção de investimentos e lucros a médio e longo prazos, a zootecnista, Doutora em Zootecnia, docente da Universidade Vale do Rio Doce(Univale) e instrutora nas áreas de caprinocultura e ovinocultura, Dra. Mariana de Souza Farias, abordou ainda sobre as raças; alimentação; instalação do capril e do cercado; pasto e capineira; período de gestação das cabras; idade dos animais no primeiro parto; intervalo entre os partos; período de gestação; matrizes; custos de implantação; resfriador; quantidade de filhotes por parto; onde comprar os animais; saúde deles; unidade demonstrativa que está sendo construída na Univale, dentre outras.
A Caprinocultura leiteira tem crescido significativamente no Brasil, disponibilizando no mercado não só produtos alimentícios, mas também de beleza e cosméticos. Cláudio Manoel da Silva, representante do laticínio Barbosa & Marques, ressaltou que a empresa possui no mercado vários produtos de leite de cabra e derivados.
Segundo o secretário da SEMA, a ideia é reforçar a economia do município com mais essa atividade rural.