Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Valadares quer fomentar a caprinocultura leiteira no município

Região forte em pecuária leiteira quer avançar também na caprinocultura

Cabra no capril
Produtores rurais recebem orientação sobre montagem de capril. (Foto: Emater)
Washington Bonifácio
30 de setembro de 2021
compartilhe

Ao iniciar um negócio é preciso analisar vários fatores: mercado, concorrência, viabilidade econômica, e características da região. Governador Valadares é uma cidade forte na pecuária leiteira. Tem uma grande cooperativa que fabrica derivados do leite e também grandes empresas privadas que compram a matéria prima dos produtores. Mas isso não é tudo. A agricultura também vem se destacando nos últimos anos. E agora a grande novidade que é a caprinocultura leiteira.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), firmou novas parcerias para orientar e apoiar os produtores rurais na ampliação dos negócios com a diversificação produtiva investindo também na Caprinocultura leiteira.

Nesta semana uma palestra marcou o ponta pé inicial do projeto no município. O tema “Viabilidade Econômica da Caprinocultura Leiteira em Governador Valadares”, chamou a atenção de dezenas de produtores.

Auditório pessoas no local

Dra. Mariana de Souza Farias falou sobre todos os estágios do negócio. (Foto: Prefeitura de Valadares)

Além de apresentar a projeção de investimentos e lucros a médio e longo prazos, a zootecnista,  Doutora em Zootecnia, docente da Universidade Vale do Rio Doce(Univale) e instrutora nas áreas de caprinocultura e ovinocultura, Dra. Mariana de Souza Farias, abordou ainda sobre as raças; alimentação; instalação do capril e do cercado; pasto e capineira; período de gestação das cabras; idade dos animais no primeiro parto; intervalo entre os partos; período de gestação; matrizes; custos de implantação; resfriador; quantidade de filhotes por parto; onde comprar os animais; saúde deles; unidade demonstrativa que está sendo construída na Univale, dentre outras.

 “Assim como vocês trabalham juntos na Feira de Agricultura Familiar, viemos trazer uma atividade dentro do que já está sendo feito; porque na Caprinocultura este é o caminho! Juntos somos mais fortes! ”, explicou a palestrante.

Cabras no local de tirar leite

Produtores aprenderam sobre caprinocultura e foram apresentados à empresas que têm interesse no leite. (Foto: Emater) 

Comercializando o leite de cabra

A Caprinocultura leiteira tem crescido significativamente no Brasil, disponibilizando no mercado não só produtos alimentícios, mas também de beleza e cosméticos.  Cláudio Manoel da Silva, representante do laticínio Barbosa & Marques, ressaltou que a empresa possui no mercado vários produtos de leite de cabra e  derivados.

“Temos uma grande demanda de mercado, e atualmente a empresa compra o leite de cabra da região da Zona da Mata Mineira, diante disso está o nosso interesse de incentivar a produção na região do Vale do Rio Doce. Havendo produtores, a empresa disponibiliza resfriadores de leite, manutenção e assistência técnica. Dentro da cadeia produtiva o maior desafio é a comercialização da produção, neste caso, nos apresentamos como viabilidade comercial da produção do leite de cabra”, revelou.

Lideranças falando sobre a caprinocultura

Secretário de Abastecimento e Agricultura, Ivan Fialho. (Foto: Prefeitura de Valadares)

Segundo o secretário da SEMA, a ideia é reforçar a economia do município com mais essa atividade rural.

“A caprinocultura leiteira faz parte do Programa Municipal de Diversificação Rural, o objetivo é a ampliação das atividades produtivas, melhorando a geração de renda, criando novas oportunidades no campo”, disse Ivan Fialho.

compartilhe