Em Divinópolis, na região Centro-Oeste, uma artesã em plantas conheceu a técnica e se encantou com a delicadeza do trabalho
Os kokedamas são arranjos feitos em uma técnica de origem japonesa, dispensando o plantio em um vaso. As mudas são envolvidas dentro de uma esfera de musgo, substrato e argila.
Esses arranjos esféricos podem ficar suspensos, ou em suportes. São ideais para complementar a decoração em jardins e também em ambientes internos. Os kokedamas começaram a ser feitos pelos japoneses no século XVII e se popularizaram em várias partes do mundo.
Os arranjos são duradores e podem ser feitos com diferentes espécies de plantas, incluindo suculentas, folhagens e flores, como as orquídeas.
O método pode ser feito até com caroços de plantas. As plantas vão precisar de claridade, água e bom substrato.
Em Divinópolis, na região Centro-Oeste, a artesã Ana Soares trabalhava como agente de viagens. No início da pandemia ela começou a se dedicar aos kokedamas e hoje produz, em média, 15 arranjos por semana. Cada um é vendido por preços que variam de R$ 40,00 a R$ 260,00. A beleza dos kokedamas enche os olhos.