Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,25
Dólar R$ 4,82
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º

Juiz de Fora sedia 1º Fórum de Produtores do APL do Queijo Minas

O evento acontece de 9h às 13h, no Moinho Zona Norte

Evento reúne produtores regionais (Foto: PJF).
Vivia de Lima
6 de outubro de 2022
compartilhe

Juiz de Fora sedia no sábado (8), o primeiro Fórum de Produtores do APL do Queijo Minas do Caminho Novo. O evento tem uma programação diversa para discutir a importância e benefícios da constituição de um Arranjo Produtivo Local do Queijo Minas em Juiz de Fora e região, definir a governança local a partir do diálogo entre produtores, instituições e poder público, além de definir o cronograma de trabalho da Governança. O evento acontece de 9h às 13h, no Moinho Zona Norte, localizado na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 900, no Bairro Francisco Bernardino.


O APL de Queijo Minas do Caminho Novo caminha para se tornar o primeiro APL do produto a receber certificação no estado de Minas Gerais. O reconhecimento dos APL consolida a importância econômica e social deste setor produtivo para a população da cidade e região e para os demais entes envolvidos em todos os segmentos da cadeia produtiva. 

 

Durante os meses de agosto, setembro e outubro, mais de 30 produtores de queijo de Juiz de Fora e 75 produtores foram mobilizados para o evento.  De acordo com a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fabiola Paulino da Silva, “é fundamental a participação dos produtores ligados à cadeia do leite e do queijo neste fórum, para consolidação do APL. Por meio do APL é possível estimular a organização e união desses atores. Vale ressaltar que a produção de queijos no município e na região tem extrema relevância e precisamos trazer visibilidade e reconhecimento para este segmento que move a economia, gera renda e emprego”.   Já o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado, a ” constituição do APL permite a articulação de produtores, instituições de ensino e pesquisa, aproximação de todos os elos da cadeia produtiva, favorecendo a elaboração de políticas públicas mais robustas”. 

compartilhe