Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 0,00
Dólar R$ 0,00
º º

Bombeiros controlam fogo na Ibituruna em Valadares

Incêndio atingiu áreas de pastagens e a mata

Foto do fogo a noite
A noite era possível ver o clarão das chamas avançando sobre a reserva natural da Ibituruna. (Foto: Fábio Monteiro)
Washington Bonifácio
2 de outubro de 2021
compartilhe

Foram dois dias de combate intenso na Zona de Amortecimento e no Monumento Natural Pico da Ibituruna, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Fazendeiros foram obrigados a retirar os animais às pressas porque o fogo avançou rápido. Mesmo assim, segundo o Instituto Estadual de Florestas(IEF), vários animais silvestres e domésticos morreram.

Famílias que vivem na região ficaram em alerta e foram monitoradas pelos bombeiros.  Aeronaves tipo AirTractor, disponibilizadas pelo IEF,  jogaram cerca de 60 mil litros dágua nos pontos mais críticos e de difícil acesso.

Fogo na IbiturunaO fogo saltou aceiros e estradas. A região montanhosa e os ventos ajudaram na propagação das chamas. (Foto: Prefeitura de Valadares)

O corpo de bombeiros montou um Centro de Operação no Parque Municipal de Valadares, que fica em frente  à Ibituruna. Cinquenta pessoas, entre bombeiros e voluntários, foram empenhadas na operação.

Todas as frentes de incêndio foram debeladas restando somente focos isolados, em áreas já queimadas. As autoridades estimam que o incêndio tenha devastado 750 hectares.

Foto aérea da área queimada

Registro da destruição causada pelo fogo. Gado fica isolado em pequena área que não foi queimada. (Foto: Pimpa Peres)

Veja mais:

A equipe da TV Alterosa Leste foi para a Ibituruna no momento em que o fogo começou. Veja como foram as primeiras horas do incêndio.

Veja como foi o encerramento do combate

 

compartilhe