Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Mais de 20 mil hectares degradados foram recuperados no Triângulo

O projeto está sendo desenvolvido na região da bacia do Rio Tijuco, beneficiando produtores rurais de 12 cidades

Projeto está sendo executado em 12 cidades do Triângulo Mineiro. (Foto: Faemg/Senar)
Ricardo Miranda
20 de novembro de 2022
compartilhe

O Projeto Fip Paisagens Rurais já conseguiu recuperar mais de 20 mil hectares de áreas degradadas em Minas Gerais. O programa financiado pelo Banco Mundial é executado pelo Sistema Faemg/Senar, além de contar com apoio de várias entidades parceiras. O objetivo é estimular e fortalecer práticas de recuperação e conservação, além de incentivar a sustentabilidade na agricultura e a baixa emissão de carbono. As ações acontecem em bacias selecionadas do bioma Cerrado.

De acordo com o Sistema Faemg/Senar, em Minas Gerais o FIP Paisagens Rurais está sendo desenvolvido em propriedades da região da bacia do Tio Tijuco, englobando 12 cidades do Triângulo Mineiro. Mais de 1600 pecuaristas de corte e de leite estão recebendo o acompanhamento gratuito em Minas. O objetivo do programa é chegar a 4000 mil propriedades, de sete estados do Brasil. Os produtores rurais recebem assistência técnica e gerencial ao longo de dois anos.

Com o acompanhamento oferecido pelo FIP, os participantes recebem orientações para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), além de incentivo para adotar práticas agrícolas de baixa emissão de carbono (ABC), melhorando a sustentabilidade nas pastagens das propriedades. Técnicos do programa fazem visitas mensais às fazendas participantes.

Em Minas Gerais, o projeto já recuperou 14.545 hectares de pastagens degradadas e 5.607 hectares de áreas de conservação e restauração. “Minas Gerais abrange 43% das propriedades atendidas pelo projeto no país. Estamos avançando para alcançar os índices até o final de 2024”, explica Giovanne Oliveira Costa Sousa, coordenador do FIP Paisagens Rurais em Minas Gerais. Para o Sistema Faemg/Senar, o projeto está transformando a paisagem dos municípios contemplados pelas ações. “Estamos disseminando o uso de práticas de agricultura sustentáveis, incluindo a integração Lavoura-Pecuária-Floresta, promovendo o planejamento do uso da terra, conciliando produção agrícola com conservação da biodiversidade”, afirmou o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller.

compartilhe