Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,33
Dólar R$ 4,78
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Belo Horizonte
31º 17º

Muriaé oferece patrulha mecanizada a pequenos produtores

Produtores podem solicitar benefício presencial ou por telefone

O trator também pode ser utilizado para a abertura de pequenas estradas nas propriedades rurais (Foto: Divulgação).
Vivia de Lima
30 de março de 2022
compartilhe
A Prefeitura de Muriaé divulgou, nesta semana, o trabalho da patrulha mecanizada, que ajuda produtores rurais e já pode ser solicitado junto à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Para se beneficiar, é necessário que o homem do campo esteja cadastrado no programa da Agricultura Familiar. O plantio de grãos pode até ser feito de forma manual, com enxadas ou plantadeiras, porém com a patrulha mecanizada, a atividade que teria a duração de um dia inteiro é resolvida em poucas horas. Os tratores garantem agilidade no serviço para a semeadura de várias culturas.
“Estou começando a trabalhar com plantação agora. O trator está nos ajudando muito no preparo da terra, fazendo os nivelamentos e serviços de recuperação do solo. Ele ajuda a terminar o serviço em pouquíssimas horas. Espero colher a cada quatro meses uma boa safra, pois a vida no campo requer muito trabalho,” contou Raniere Tureta, dono da propriedade rural Vai e Volta, localizada em Macuco.

A iniciativa beneficia pequenos produtores que não podem pagar pelo equipamento deste tipo. Os interessados em solicitar a patrulha mecanizada podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no número (32) 3729-1213. A solicitação também pode ser feita no almoxarifado da prefeitura, no telefone (32) 3729-1203 ou presencialmente na Rua Francisco Theodoro Filho, Bairro São José.

Rodízio de famílias

Neste momento, o atendimento está sendo realizado nos distritos de Pirapanema e Vermelho. Doze propriedades foram beneficiadas nos últimos meses. Os tratores são oferecidos em sistema de rodízio para famílias cadastradas no Programa Agricultura Familiar, ou seja, para aqueles que tenham Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A concessão permite que o pequeno produtor faça o preparo da terra num curto espaço de tempo, facilitando o cultivo do milho, mandioca e grãos em geral. Os atendimentos é feito por região.
O trator também pode ser utilizado para a abertura de pequenas estradas nas propriedades rurais, no cascalhamento de vias vicinais, confecção de bueiros, terraplanagens, limpeza e nivelamento de áreas, abertura de covas para plantio de espécies frutíferas, roçadas em margens de estradas, entre outros.
compartilhe