Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,23
Dólar R$ 4,79
Sol com algumas nuvens. Não chove.
Belo Horizonte
25º 12º

Piscicultores melhoram produção depois de curso em Nanuque 

Eles participaram de uma capacitação do Senar para aumentar a renda

As tilápias saem dos tanques-rede pesando até 1 kg. (Foto: Divulgação)
Washington Bonifácio
13 de setembro de 2022
compartilhe

Uma iniciativa do Sindicato de Produtores Rurais de Nanuque identificou piscicultores que estão empreendendo na atividade, mas que estavam buscando capacitação e qualificação. A partir daí, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou o treinamento para Criador de peixes e tanques-rede, no início deste mês de setembro, atendendo 13 produtores rurais da região.

O curso foi realizado na sede da Colônia de Pescadores Z-9 onde são promovidas as aulas teóricas, enquanto a parte prática foi promovida na represa Santa Clara. “Os produtores daqui já estão avançados nesse processo de criação de peixes, são ao menos uns 200 tanques-rede. A qualidade de água da represa é muito boa e isso acaba favorecendo o processo. Na verdade, Nanuque tem um potencial maravilhoso para criação de peixe, criação de tilápia e isso resulta num pescado muito bom. A tilápia aqui está saindo com 800g a 1kg, em torno de 6 meses”, explica Heideline Leonhardt, médica veterinária e instrutora do Sistema FAEMG.

Os piscicultores já possuem 200 tanques-rede. (Foto: Divulgação)

Daniel Magalhães Muniz cria peixes na região de Nanuque, mas quer ir mais longe, especialmente depois da conclusão do curso. “Quero vender meu peixe em grande escala, mas isso não acontece de um dia para o outro. É preciso persistir e ampliar conhecimento constantemente. Neste curso do Sistema FAEMG, eu e todos os outros participantes recebemos dicas importantes para ter sucesso”, disse.

A pesca predatória é um desafio para pescador profissional, pois a cada dia tem menos peixes nos rios, por isso a ideia de se tornar piscicultor foi bem recebida pelos pescadores. “Esse curso, para mim, foi muito bom e eu acredito que futuramente vai beneficiar todos nós que participamos, porque a gente sabe que a pescaria artesanal está ficando muito difícil. Hoje eu sou pescador, mas daqui a um tempo, pretendo iniciar a minha criação de peixes, por isso o curso foi tão importante”, afirmou Vanderley Cardoso, pescador e morador de Nanuque

“Pude perceber a relevância deste trabalho e a diferença que, acredito, vai promover no negócio destes piscicultores”, destaca o gerente regional do Sistema FAEMG em Governador Valadares, Luiz Ronílson Paiva.

 

compartilhe