Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,34
Dólar R$ 4,85
Belo Horizonte
29º 15º

Renegociação de dívidas vai facilitar acesso a crédito rural em Minas

Com a iniciativa os produtores rurais vão poder parcelas contratos, ou liquidar dívidas antigas, com descontos que chegam a 90%

Em Januária o mutirão já aconteceu. (Foto: Faemg)
Ricardo Miranda
6 de setembro de 2022
compartilhe

A CNA, Confederação Nacional da Agricultura, e o Sistema Faemg, Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, estão realizando este mês uma série de mutirões de renegociação de dívidas de operações de crédito rural. Com as condições previstas em lei, o produtor rural pode liquidar, ou parcelar os contratos com recursos dos fundos Constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO).

Várias cidades do Norte de Minas estão recebendo o mutirão. O foco, nesta primeira etapa, está nos municípios na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), beneficiários do FNE. Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Jaíba, Janaúba, Januária, Manga, Montes Claros, São Francisco e São João da Ponte estão na lista.

A depender do porte do produtor e da localização, os descontos podem chegar a 90%. Com o acordo, o agricultor poderá sair da inadimplência e se tornar apto a acessar novas linhas de crédito, facilitando o financiamento de custeio e investimentos. “Este evento veio ajudar vários produtores rurais da região que estavam inadimplentes. Muitos produtores já conseguiram essa negociação, e tantos outros se orientaram. Iniciativas como essas são importantes para que o produtor rural não pare, que possa seguir levando comida à mesa do brasileiro, e com isso tenha sempre confiança que poderá investir na sua propriedade, na sua profissão”, destacou Luiz Cláudio dos Santos Chaves, presidente do sindicato rural de Manga.

Em Montes Claros foram 30 atendimentos durante o mutirão. (Foto: Faemg)

Em Montes Claros o mutirão já aconteceu e foram realizados mais de 30 atendimentos individuais. “O produtor rural enfrenta muitas adversidades climáticas e infelizmente, muitas vezes, a inadimplência acaba sendo algo inesperado. Dar este suporte e apoio para que finalmente consigam cumprir com suas obrigações junto aos credores é de fundamental importância”, avaliou o presidente do sindicato de Montes Claros e um dos vice-presidentes da Faemg, José Avelino.

Programação

Este mês são esperados pelo menos outros três mutirões na região Norte de Minas. No dia 21 de setembro será em Espinosa. Em São João da Ponte e em São Francisco estão sendo feitos os preparativos para o agendamento da data dos eventos para negociação de dívidas rurais, que também devem ocorrer este mês.

A adesão aos programas de renegociação deve ser feita até 30 de dezembro deste ano. Os produtores devem procurar seu respectivo sindicato rural para mais informações e orientações.

compartilhe