Patrocínio Logo TV Alterosa
Euro R$ 5,36
Dólar R$ 4,82
Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.
Belo Horizonte
º º

Agricultores do Vale do Mucuri se unem e conseguem acesso à internet

Com a compra da antena, a comunidade de Ladainha melhorou o acesso à educação e aprimorou a comercialização do café

Membros da Associação Sete Posses Três se organizaram para adquirir a antena, com apoio da Emater (Foto: Epamig)
Vivia de Lima
11 de agosto de 2021
compartilhe

Num mundo conectado, internet é essencial, inclusive no mundo rural. Para não ficar isolado, perdendo rapidez e eficiência nas atividades de produção e até mesmo na qualidade de vida, um grupo de agricultores familiares de Ladainha, no Vale do Mucuri, se organizou e conseguiu comprar uma antena para ter acesso à internet. Por meio da Associação Sete Posses Três, o grupo buscou auxílio junto da Emater para adquirir a antena. De imediato, 20 moradores da localidade foram beneficiados. Atualmente, mais de 100 residências já têm acesso à internet.

“Muitos precisavam se deslocar até a sede do município ou da cidade vizinha, percorrendo distâncias superiores a 40 quilômetros”, relatou o extensionista da Emater-MG, Cid Glauco de Almeida. O senso agropecuário de 2017 apontou que mais de 70% das propriedades rurais não tinham conexão com a internet.

Essa realidade ficou para trás. Com a instalação da antena, os moradores de Ladainha fazem compras e comercializam o café, principal produto agrícola da comunidade, além de outros produtos da região, fazendo uso das redes sociais. Em tempos de pandemia da Covid-19, boa parte dos alunos pode estudar pelo celular.

União que faz a diferença

O presidente da Associação Sete Posses Três, Joel Marcos Ferreira Amaral, disse que a comunidade ajudou também com a mão de obra. “Todos ajudando para construir essa torre. Fazendo picadas, carregando madeira, areia, cimento, água, as torres e as peças. Foi um trabalho bem difícil, mas graças a Deus deu um grande resultado e facilitou muito a nossa vida. Eu pude perceber que a união fez muita diferença na comunidade”.

A Associação Sete Posses Três foi criada há dois anos. Atualmente são 80 beneficiários, abrangendo mais de 120 famílias. A Comunidade de Sete Posses Três é composta de agricultores familiares, em quase sua totalidade. De acordo com a Emater, boa parte da comunidade tem uma pequena lavoura de café. As outras atividades são bovinocultura mista (corte e leite) e pequenas criações.

compartilhe